segunda-feira, 17 de novembro de 2008

evolução da criança do sec XVII aos dias atuais

A criança até o sec XVII era ignorada, ao completar cinco ou sete anos já ingressava no mundo dos adultos executando as mesmas atividades dos mais velhos. Devido a grande mortalidade infantil que havia na época, a infância era considerada um período de testes a candidatos a adultos. A criança por sua igenuidade, gentileza e graça tornava-se uma fonte de distração e relaxamento para os mais velhos. Essa visão começa a mudar a partir do sec XVII e XVIII, a criança passa a ser diferenciada do adulto e há um interesse psicologico e uma preocupação moral com ela, muitos na época afirmavam que a criança deveria ser bem educada para ser preservada das rudezas e imoralidades do mundo. O foco na idade moderna passa a ser a educação moral e bons costumes, a partir do sec XX a sociedade passa a dar mais importancia ao desenvolvimento da criança como ser humano . Hoje em dia as crianças são muito mais inteligentes que no passado, são estimuladas desde cedo por brinquedos interativos, televisão, computador e um volume gigante de informações. A diversão hoje envolve desafios mentais, brinquedos pedagogicos , etc. o mundo é globalizado e os pais tem cada vez menos tepo ficado perto das crianças e mais ocupados

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A escola não é uma ilha, mas faz parte do mundo, e nesse sentido reflete as disparidades e as lutas sociais. Ignorar esse fato é permitir que a escola permaneça a serviço do status quo, deixando de se tornar um possível instrumento de transformação.
Lucia Aranha

pequena reflexão sobre a estrutura educacional do passado com o momento atual do brasil

Houve claramente uma expansão do ensino no Brasil nestes ultimos anos, com acesso cada vez maior da sociedade menos favorecida ao ensino superior, além da obrigatoriedade do ensino primario e secundario coisasque no passado por mais que estivesse presente na constituição, lei maxima do país, não eram cumpridas, mas há ainda muita coisa para ser mudada como o ensino publico que é em muitas instituições de ensino precário